segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

First impressions of France



O mais dificil de manter um blog aqui na frança é que o teclado é bem diferente e por isso demoro muito tempo para escrever. Mas tenho que começar de algum lugar, entao vamos la. Cheguei aqui no sabado a noite, o voo ate Lisboa foi bem tranquilo, mas nao dormi nada, porque a cadeira era extremamente desconfortavel, como quluer cadeira de aviao. De Lisboa para Lyon tambem foi muito tranquilo e eu vi os alpes franceses por baixo das nuvens, que é uma coisa maravilhosa de se ver. (Nesse ponto alguém pode perguntar porque acentuo o E e nao as outras palavras, mas é porque no teclado tem uma tecla que é o E ja acentuado).

Chegando em Lyon, ja tive um pequeno contratempo: minha mala maior nao chegou e eu praticamente nao tinha roupas. Falei com o setor responsavel no aeroporto e eles disseram que entregariam na minha casa. Depois disso, comprei um cartao telefonico para avisar a Genovieve (host) que eu ia atrasar. Dai peguei o trem ate o centro e ela me buscou de carro. A cidade a noite é linda! A casa dela é numa village que se chama Sainte Foy (Santa Fé). De carro sao 10 minutos do centro, para vir para a escola preciso pegar um onibus e o metro, mas um bilhete paga os dois (e eu ainda pago menos porque sou estudante), e eu chego em 20 minutos na escola. Comprei um cartao com 10 unidades que custou 12,20 euros.

De sabado pra domingo eu acordei meio dia no horario local. Fui direto almocar (peixe com batata, muito gostoso), o pessoal do aeroporto entregou a mala, eu me troquei e fomos passear. Lyon é uma cidade maravilhosa, foi fundada no ano 40 a.C., entao tem coisas bem velhas de pedra pra gente ver, como um legitimo teatro romano. Mais tarde fomos ao cinema com amigos dela (ver um filme em ingles, pois eu nao entenderia em frances _ so entendo bem quando falam diretamente comigo). Ela pagou o ingresso e todas as coisas do passeio. A noite comemos salame e salaminho (eu comi com pao e ela comeu puro). Nao importa o que seja a refeicao, ela sempre me oferece queijo (coisa de frances).

Nao dormi nada essa noite por causa do fuso horario. Hoje a Genovieve me trouxe na escola pra eu aprender o caminho. Ela é realmente muito legal, mas ela acha engraçado eu escovar os dentes apos cada refeiçao... Gostei bastante da escola, eles tem varias atividades culturais e sao bem organizados. Tem muitos alemaes, alguns orientais e, claro, na minha sala tem uma brasileira. Conversamos um pouco, mas eu fiquei mais amiga de uma alema que morou tres anos no Brasil. A aula foi puxada, mas acho que isso é bom. Tenho muito mais coisa pra contar, mas é realmente dificil com esse teclado, entao depois eu continuo. Ainda estou me acostumando com tudo, mas estou realmente amando estar aqui.

Sobre os alpes, eles sao perto daqui. Genovieve disse que tem um onibus que passa perto de casa todo domingo e leva pra equiar e volta no mesmo dia, estou tentando angariar interessados aqui na escola e dizem que vai nevar essa semana...

Agora ha pouco fui no supermercado com minha "amiga" alema e descobri que eles cobram pelas sacolas plasticas... Na minha casa nao tem lampada no teto, mas tem abajours em todos os cantos. Essa semana ainda vou ficar tranquila, pra adaptar com as coisas todas, mas acho aue semana que vem jq comeco a procurar emprego. Por enquanto é so.

5 comentários:

  1. Que bom que entregaram sua mala rápido! ufa.

    Espero que se acostume com o teclado logo - e com tudo mais, rs - para poder contar mais coisas!

    beijos sister! =)

    ResponderExcluir
  2. Que legal essa foto!!! Que vontade!! aproveite ai... beijoo!! Vinicius

    ResponderExcluir
  3. AhUAHuHauHua!
    Me conta aqui... Os dentes da Genovieve são 'bons'?
    Brincadeira, mas, ô, achei que vc fosse levar seu laptop. Pelos erros de digitação e a reclamação toda imagino que utilizar os teclados daí deve ser realmente uó.
    Beijo, bulaxxa! E conta tudo pra gente, viu? oO

    ResponderExcluir
  4. Aiiii!!
    Que legal, que legal que legal!!
    (menos a parte da mala, é claro)
    Sempre quis ir morar no exterior, é como se eu vivesse isso um pouquinho também.
    Estou torcendo por você. Não deixe de escrever.

    ResponderExcluir