terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Maladroite

Tirei essa foto com o iphone, dentro do ônibus vindo pra escola.
Não tenho certeza de qual é esse rio, mas ele é lindo e cheio de pássaros dentro da água...


Hoje eu não estou exatamente feliz, mas pelo menos eu consegui configurar o teclado pra português e talvez consiga escrever mais. Não mencionei ontem, mas minha casa é de carpete e cheia de tapetes e a Genovieve fuma (mas agora só dentro do quarto, com a porta fechada). Então no domingo acordei tossindo muito e conversei com ela sobre a minha alergia e pedi pra ela tirar os tapetes do meu quarto, ela falou que tudo bem e que iria pegar o aspirador de uma amiga emprestado e limpar o carpete. Ela ia fazer isso ontem, só que minhas coisas ainda estavam todas jogadas por todos os cantos, então ela não conseguiu. Por isso cheguei em casa já quase de noite (porque eu fiquei andando aqui perto da escola pra ver as coisas) e fui direto desfazer as malas e colocar as coisas no guarda-roupa. Depois jantei ratatouille (amo a comida francesa!), entrei no skype e fui dormir quase meia noite no horário local (um pouco de progresso já que antes eu tinha dormido às 3, mas se eu tivesse deitado mais cedo seria melhor).

Mas o fato foi que hoje o despertador tocou, eu desliguei ele e dormi de novo. Ainda bem que a Genovieve foi lá me acordar, mas isso já era 7h30 e eu precisava pegar o ônibus de 8h. Tomei um banho correndo e peguei o pão do café da manhã e uma maçã e pus na bolsa. Peguei o ônibus, desci no metrô e, peguei a direção errada! (Que novidade eu me perder por aí). Dai tive que gastar outro bilhete pra voltar e no meio do caminho pisei no meu fone de ouvido e parti ele em dois. Mais tarde na escola, a outra brasileira me contou que eu poderia ter usado o mesmo bilhete pra voltar - pelo menos agora eu sei.

Na escola não tem copo plástico, então todos têm que trazer sua garrafa de água, mas claro que esqueci a minha! Na aula eu tava tão mal humorada que até a professora percebeu (já que ontem eu era a pessoa que mais falava). Falei pra ela que era o jet lag, que no Brasil estava 37 graus e aqui está 8, que tem o fuso horário, essas coisas. Depois eu fui melhorando e acho que agora tô mais ou menos normal.
Como a aula acaba sempre 13h, eu agora almoço na padaria e janto em casa. A padaria é aqui pertinho da escola, é bem pequena, mas tudo que tem lá é ótimo. Aliás, sério, tudo que é comida na França é ótimo! Hoje comi uma baguete com queijo e tomate e uma coisa doce com framboesa. O cara da padaria é bem simpático (sem segundas intenções), como todo mundo que eu encontro pelo caminho por aqui. Os franceses são sempre muito educados, sorriem pra você, te dão as informações numa boa, enfim, gosto deles.
A escola é no bairro mais chique de Lyon e todas as lojas aqui perto são bem caras, mas na padaria as coisas (grandes) custam entre 1 e 3 euros, então nem acho caro. Na hora do almoço o hall fica cheio de estudantes, todos falando em inglês. Ainda não tenho muitos amigos, então almocei sozinha. Aqui não é como no Brasil que você conhece mais três pessoas e já combina de ir pro bar mais próximo confraternizar. As pessoas vêm em grupos e permanecem em grupos, mas eu ainda vou me enturmar. Da América Latina parece que só tem eu e a outra brasileira e mais vários colombianos.

Falando nisso, uma colombiana da minha sala (esqueci de mencionar que só tem mulher na minha sala) chamou pra ir num jogo do Real Madri e Lyon na próxima terça. Eu super empolguei, mas o ingresso custa 40 euros, então vou pensar um pouco mais, mas acho que eu vou, afinal de contas, quado na minha vida eu vou ter outra chance de ver o Real Madri?
Hoje a tarde vai ter um passeio da escola (gratuito) numa parte da cidade que eles chamam de presqu'ile (quase ilha, porque fica entre os rios Rhône e Saône - lê-se sône), é às 17h30 e eu já me inscrevi pra particiar. Antes disso, vou comprar um chip pro iphone, com um número daqui e vou aproveitar o último dia de solde (liquidação) pra comprar um casaco e umas botas.

Espero estar mais feliz amanhã.
beijos a todos.


Nessa hora ainda estava um pouco escuro, mas o ceu é quase sempre assim...

p.s.: A única coisa que não é bonita em Lyon é o ceu. De dia não tem nuvens e de noite não tem estrelas. Dizem que a cidade é bem poluída e esses dias o tempo anda bem cinza (ontem choveu e eu não tinha guarda-chuva, hoje eu trouxe guarda-chuva e não choveu, mas está mais frio).
P.s.: Genovieve me chama de Coco, igual a Coco Chanel - é um jeito carinhoso de tratar alguém, igual meu xuxu no Brasil, sei lá...

6 comentários:

  1. Espero que a alergia passe logo, isso com certeza vai te deixar muito melhor. beijo.

    ResponderExcluir
  2. só hj e vi o email falando do blog....vou acompanhar sempre....amei o Titulo....kkk
    Boa sorte...melhoras da alergia!!!!

    ResponderExcluir
  3. nannam!
    q aventuras emm?
    desventuras na verdade.. mas tudo isso contribui mais ainda pra viagem! vc vai ver..
    que bom q o pessoal eh legal! Vc esta em boas mãos entao.. hehe
    =]
    aprende a fazer comidas legais ai pq dps quero conhecer a culinária francesa..
    ta passando algum aperto quanto ao idioma?
    ate mais..
    bjo ;* e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Auahauhauhua!
    Raxei de rir! (sorry =P ) Mas é que, lendo suas desaventuras em série, pensei: taí, essa é a Nanam que eu conheço.
    E deu saudade e tal. Mas não daquela saudade que dói, e sim daquela que a gente ri ao lembrar da pessoa. ^^
    Enfim, Coco, te contar uma coisa. Tive uma visão de terror ao ler "cheio de pássaros dentro da água...". Imaginei-os todos mortos boiando. Nada lindo. Ui. oO
    Beijooo! E cuida da alergia e da balança, faz favor.

    ResponderExcluir
  5. Thi, não posso dizer que passo aperto, mas às vezes tenho que rebolar pra descobrir como fala alguma coisa... Igual o wi fi, que aqui é uí fí... Levei uns dois dias pra descobrir isso. Mas faço mímica, desenho, falo inglês, e acabo por me fazer entender...

    Tá, acompanhe mesmo e mande notícias também.

    Tati, os passaros ficam voando, é bonito sim. humpf.

    "Mas não daquela saudade que dói, e sim daquela que a gente ri ao lembrar da pessoa. ^^". Fico muito feliz de ler isso, mas as vezes tenho um pouco de saudade que doi, e olha que só faz uma semana... hehehe

    beijos para todas

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristo, a Larissa me falou do seu blog, muito legal mesmo, parabéns, e boas aventuras aí.

    Obs: Putz, meu sonho ir num jogo da Champions League, não deixe de ir ;)

    ResponderExcluir