quinta-feira, 5 de setembro de 2013

77, rue de villiers


Fachada do Celsa, em Neuilly-sur-seine. Exibir mapa ampliado 

Um dia antes de embarcar para a Europa, recebi um e-mail da coordenadora do meu curso: "Bom dia Fernanda, você não confirmou sua vinda para o master 2 comunicação empresarial e das organizações internacionais, por isso estou em vias de considerar a sua desistência. Caso você confirme, peço que complete o modelo de CV anexo".

Gelei. Como assim não confirmei? Confirmei sim e já mandei meu currículo. E agora? Ai meu Deus!

Reencaminhei o e-mail que havia enviado em julho, mandei outro e-mail anexando novamente o CV, mas não me dei por satisfeita e resolvi ligar para ela.

- Pode ficar tranquila Fernanda, está tudo certo, recebi seu e-mail. Realmente, você já havia me enviado seu CV...
- Ufa, que bom, porque meu voo é amanhã.
- Você chega que dia? Quer vir conhecer a escola antes do início das aulas?
- Quero sim!
- Pode ser na terça de manhã?
- Pode sim!
- Então estarei te aguardando.

Às 11 horas, como combinado, madame Guérin (pronúncia: guêrrã) estava me esperando no segundo andar do número 77, na rua Villiers, em Neuilly-sur-Seine. Depois de desejar boas-vindas, ela me mostrou o programa do semestre e explicou que nenhuma semana será igual a outra, pois muitos professores vêm de grandes empresas e nem sempre conseguem confirmar com antecedência. As aulas podem acontecer entre 9h e 20h e eventualmente aos sábados. Teremos muitos trabalhos e quase nenhum tempo para respirar. Terça-feira é o dia dos idiomas. Nas aulas de inglês, o conteúdo será voltado para o universo da comunicação. As aulas de espanhol (ou alemão, para quem preferir) serão realizadas em pequenos grupos, de acordo com o nível de cada um.

Na maior parte do tempo, seremos 26 em sala. Metade desse pessoal está no Celsa há 3 anos, desde o último ano da licence (graduação). Perguntei se haveria muitos estrangeiros. "Hmm. Acho que além de você, só mais um, de origem algeriana", disse, olhando a lista de aprovados. Em seguida ela me contou que já teve uma aluna brasileira, chamada Fernanda. "Ela era uma das melhores da turma. Fez um estágio na L'Óreal e foi chamada para ser coordenadora no Rio de Janeiro". Inshallah!

Por fim, fizemos um breve tour pelo prédio, que não é muito grande, mas é bem acolhedor. A todos que encontrávamos no caminho, ela dizia, com um certo ar de satisfação: "essa é nossa estudante brasileira, ela veio pelo Campus France, vai entrar no M2".

Deixei o prédio contando os dias para voltar lá, no próximo dia 16.

Clique aqui para fazer uma visita virtual ao Celsa.

3 comentários:

  1. Curti! Até eu fiquei ansiosa... uahauhau
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Castelhani é amiga minha. Ela era muito boa mesmo. :D

    É argelina, em português. Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que seja um nome auspicioso no Celsa! hehe
      Obrigada pela correção :)

      Excluir