segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Últimas dias de verão


A semana passada deve ter sido a mais ensolarada do ano em Paris. Céu de brigadeiro todos os dias, calor na medida (sem ser de matar) e gramados repletos de pessoas vestidas em trajes de banho. O fim do verão se aproxima, bem como o fim das férias. Profitons-en alors!*

Foi o que eu fiz, ou pelo menos tentei. Segunda-feira caminhei 50 minutos até a praça Saint-Michel, para conhecer a sorveteria onde a Flávia, minha futura roomate, está trabalhando. Amorino é o nome do lugar. Você escolhe um tamanho de casquinha ou copinho e pede quantos sabores quiser. As atendentes dão um jeito de fazer caber e ainda montam uma flor de sorvete. Recomendo! De lá, resolvi visitar o jardim de Luxemburgo, passando pela Sorbonne. Andei mais bocado e tirei belas fotos.

Terça-feira, como já contei, visitei o Celsa. Saindo de lá, aproveitei para conhecer os arredores. A paisagem é um pouco diferente da Paris turística. Poucas pessoas na rua, prédios novos e mais altos, calçadas mais largas e menos sujeira nas ruas. Ali perto, atravessando uma ponte sobre o Sena, fica Courbevoie, um bairro-cidade com cara de interior. De lá peguei um ônibus até o La Défense, dei uma volta no shopping, não comprei nada e voltei para casa cedo (por volta das 17h30).

Quarta aproveitei para conhecer o Parc de La Vilette, no nordeste de Paris. Complemento da cité des sciences et de l'industrie, ele é um pouco diferente dos outros e abriga cinemas 3D sobre a vida polar, um simulador de submarinos e coisas parecidas. Andei bastante, mas ainda tive forças para pegar um metrô e subir a escadaria da Sacré-Coeur. Chegando lá em cima percebi que foi uma péssima ideia. O calor, a multidão e a fome me deixaram bastante irritada. Perdi a vontade de passear às margens do Sena ao entardecer.

Quinta-feira, o irmão da moça que me alugou o apartamento veio buscar suas coisas junto com o pai. Ele tinha esquecido a roupa molhada dentro da máquina de lavar. Como não achei um varal, ela ficou lá uns cinco dias... O pai ficou satisfeito ao ver o apartamento em ordem e comentou como era bom ter uma menina em casa. De tarde saí para caminhar e de noite fui à Montrouge, para uma pequena soirée com os roomates.

Sexta-feira de manhã estive na Sorbonne, fazendo minha inscrição administrativa. Meu rendez-vous estava marcado para 10h40. Peguei uma fila errada, tive que sair para fazer cópias, depois lembrei que tinha que comprar envelopes... Resultado: cheguei lá quase meio dia. Felizmente ninguém reclamou e saí com minha carteirinha de estudante e inscrição na securité sociale. De noite fui a um bar-balada, comemorar o aniversário de uma amiga de amigos. Na volta, sofri um semi-atropelamento de bicicleta. O sujeito apareceu do nada (ou surgiu do meio da escuridão), correndo loucamente e ainda ficou me xingando porque eu tinha atravessado com o sinal vermelho (ele não tinha luzinha nem buzina). Por sorte, só arranhei a mão direita e fiquei com o braço esquerdo doendo.

Sábado fiz um piquenique comigo mesma no champ-de-mars e aproveitei para ficar lendo no gramado. Ontem fui ao cinema assistir "Gare du nord". Não gostei muito. Talvez eu tenha me desacostumado com a maneira francesa de (não) demonstrar sentimentos, ou talvez faltasse mesmo um pouco de emoção.

Amanhã, finalmente, mudo para o meu apartamento definitivo e quarta vou para Lyon. À bientôt!

*Tradução = aproveitemos então!

2 comentários:

  1. Já vai pra Lyon? Que lindo! Vai ser super emocionante!

    ResponderExcluir
  2. Vou de ônibus Livia! hahaha
    Tenho que aproveitar meus últimos dias à toa. :)

    ResponderExcluir