sábado, 5 de março de 2011

Les Halles de Lyon

Eu sofro!

Antes de começar a postar, entrei no site da Folha (de S. Paulo) e lembrei que no Brasil é carnaval. Não sei explicar porque, mas olhando todas aquelas fotos das escolas de samba comecei a chorar. Não que eu esteja triste de perder o carnaval desse ano. Mas eu vi todo aquele colorido, toda aquela animação, a alegria estampada no rosto de cada pessoa e de repente o sol que tem la fora hoje me pareceu tão pouco e tao sem graça...

Mas ok, vou superar tudo isso com um dia na neve, aprendendo a esquiar. Vamos eu e a Juliana, numa excursao que vai e volta no mesmo dia. O francês super legal que eu conheci numa festa semana passada me chamou pra passar o fim de semana inteiro na montanha, com hospedagem grátis no apartamento do amigo dele, mas como a Juliana não animou de ir eu achei mais prudente não arriscar ficar dois dias e duas noites passando frio com um pessoal que eu nem conheço direito.

Vamos alugar o equipamento e pagar uma hora de aula particular para tentar cair o mínimo possível. Ontem a noite fui jantar na vizinha e peguei mil coisas emprestadas: casaco, calça, luva, sapato, gorrinho, meias, tudo impermeável... Mais cedo fui experimentar tudo e a Genevieve ficou tirando fotos e achando engraçado. Na verdade todo mundo acha muito engraçado a gente nunca ter visto neve na vida...

Bom, na quarta eu falei que ia sair à noite mas desisti por causa do frio. Fiquei em casa e assisti três telejornais diferentes, um atras do outro. A principal noticia do dia, depois da confusão na Libia, era o aniversario de morte do Serge Gainsburg. Ja a noticia mais bizarra era que a corte europeia decidiu que é preconceito de gênero as seguradoras de veículos cobrarem menos das mulheres - apesar de ser comprovado que, estatisticamente, elas causam menos acidentes.

Graças ao meu novo amigo frances, o Thibaut (algo como thibô no accent brésilien), eu descobri que existe uma escola de lingua portuguesa em Lyon e fui la pedir um emprego. A diretora era portuguesa e me recebeu super bem. Ela falou que no momento eles nao estao precisando de ninguem, mas pediu para eu mandar o CV e disse que encaminharia para algumas pessoas que ela conhece. Ela foi realmente muito simpatica e ficou me perguntando coisas do Brasil e da minha estadia em Lyon.

Na quinta ja nao estava tao frio e eu sai com o Thibaut. Fomos a um bar onde estavam alguns amigos dele. Era um lugar de pedra (como tudo em Lyon), bem legal. Bebi cerveja belga de trigo. Mais tarde fomos andar pela cidade e fomos ate a Croix Russe (uma das colinas da cidade) ver a vista. Depois fomos andar de novo e paramos num restaurante que so abre de madrugada. Comi nhoque ao molho de queijo saint marcelin - um queijo tipicamente lionês. Muito bom! Depois fomos andar mais um pouco e ficamos passeando na beira do Saône. Dai quando era umas 2h da manha achei que era hora de voltar para casa e ele veio me acompanhado. Putz, eu nao sabia que morava tao longe! Caminhamos uma meia hroa, subindo morro, sob uma temperatura de zero grau.

Na sexta eu nao cheguei atrasada, mas estava quase dormindo na aula. Depois do intervalo fomos ao Halles de Lyon, fazer uma aula pratica. Trata-se de uma especie de mercado, mas muito chique. Sao varias galerias onde voce acha todo tipo de comida: chocolaterias e patisserie (confeitarias), carnes e queijos de todos os tipos, restaurantes, vinhos, legumes, frutas... Nao levei camera fotografica, mas vou voltar la com mais tempo e registro tudo. Os açougues franceses sao lindos. Eles vendem tripas, frangos com cabeça, mas é tudo tao organizado que eu nem acho nojento. Nao tem carnes penduradas igual no Brasil, é tudo muito bem embalado.

Bom, como me falaram para fazer exercicio antes de ir esquiar, daqui a pouco vou ao museu galo-romano a pé. Pelo menos dessa vez é so descida. Quando o carnaval acabar é bem provavel que meu computador ja tenha chegando, entao postarei muitas e muitas fotos.

à bientôt!

Nenhum comentário:

Postar um comentário