quarta-feira, 2 de março de 2011
Primavera, cadê você?
Pensamento do dia: é muito mais facil ser gorda no verão. Quando esta quente, você coloca uma batinha, um vestido soltinho e sai feliz da vida. Quando a temperatura chega a 5 graus, se você nao é alemã vai precisar de pelo menos umas 2 blusas por baixo do casaco. Primeiro problema: ter varias blusas de manga comprida pra usar por baixo de tudo. Segundo problema: combinar varias peças de roupa diferentes. Terceiro e principal problema: vestir isso tudo sem parecer mais gorda do que voce é de fato. Resultado: 20 minutos de atraso pra chegar na aula e xingo da professora. E ainda por cima você entra na sala e vê sua colega alemã de regata.
Minha host bem que tinha avisado: março pode ser lindo, quente e florido, mas tambem pode ser mais frio que fevereiro. Ontem depois da aula saimos eu e as outras duas brasileiras para passear pela Vieux Lyon. Meia hora de caminhada e fomos logo procurar um chocolate quente. Mais meia hora de caminhada e vimos que era melhor voltar para casa.
Ate semana passada Genevieve fazia o jantar, porque estava incluso no preço para duas semanas de hospedagem que paguei ainda no Brasil. Segunda a noite fomos às compras e ontem eu cozinhei. No supermercado peguei uma carne moida e ela quis me explicar que aquilo era para fazer um tipo de comida especifica. Dai ontem quando fui preparar meu jantar ela ficou observando atentamente como eu preparava tudo e ate comeu um pouquinho da carne para experimentar. Fiz tambem arroz, cenoura cozida e um ovo frito. Por fim joguei alface americana que a gente acha em pacotes muito bonitinhos no supermercado (ja cortadas e lavadas) e ela achou muito engraçado e "brasileiro" eu misturar o quente com o frio.
Depois de lavar as vasilhas e arrumar a cozinha, fui assistir televisao. Eu nunca tinha parado para fazer isso aqui (prestando atençao, sem fazer outra atividade paralelamente), porque é meio estranho nao saber nunca o que vai passar. Nao sei se é por causa dos horarios, mas todas as vezes que ligo a TV so tem filme e jornal. Ontem tinha uma animaçao com pinguins. Como o personagem tinha um sotaque meio espanhol meio estranho, mudei de canal e tava passando um premio de musica que consegui entender melhor. Mas nao fiquei muito mais tempo, porque tava muito frio e achei uma ideia melhor ir pra debaixo dos meus 3 cobertores.
Ontem na verdade foi um dia sem grandes emoçoes, exceto por um fato logo pela manha. Entrei na sala e tinha um homem. Sim, uma pessoa do sexo masculino. Perguntei se era mesmo a sala do B1 e ele confirmou. Foi um verdadeiro acontecimento, ate a professora ficou surpresa. Ele é suiço e chama algo como "Iurg". Vai ficar 5 semanas pagas pela empresa que ele trabalha. Eh um pouco gordinho e adorou a churrascaria brasileira que ele conheceu em Londres. Essa semana chegou tambem uma canadense mais velha que tem um sotaque carregadissimo do ingles. Ontem eu meio que perdi a paciencia com ela numa atividade em grupo, mas no fim da aula ela veio me agradecer por eu tentar ajuda-la e eu morri de vergonha, entao hoje tentei ser legal e descobri que ela esta viuva ha 1 ano e meio, nao tem filhos e veio para a França distrair a cabeça.
O tema dessa semana na escola é cozinha e hoje falamos do chocolate. Dai a professora perguntou o que a gente lembrava quando ouvia essa palavra e eu falei que era um bom remedio para TPM, mas como eles nao tem uma palavra especifica para isso por aqui, ela entendeu outra coisa. Dai expliquei de novo e falei que em portugues temos uma sigla para o que eles chamam de "déprime avant les règles". Então resolvi cunhar a expressao "DAR" e ela achou engraçado, mas aceitou a ideia. Tem palavras que me fazem muita falta por aqui. Saudade, obviamente, lidera a lista. Mas tem vezes, por exemplo, que quero falar que algo é "muito barato, mas muito barato mesmo" e tenho que falar que "nao é caro de jeito nenhum", porque em frances so existe a palavra caro e com ela a gente faz o "menos caro" ou o "nao caro", so que nao é a mesma coisa...
Por fim, se eu soubesse frances na segunda-feira teria resolvido em 5 minutos algo que demorei duas horas. Como contei, Genevieve comprou um iphone, mas nao sabe usar direito. Na segunda fui configurar o email dela, mas ela nao lembrava a senha. Entao fui para o computador tentar descobrir e, de repente, todos os emails dela sumiram (nesse ponto é necessario explicar que ela usa um programa tipo Outlook). Quase chorando, ela me falou que tinha emails de 2006 do irmao dela que morreu e que eu tinha que dar um jeito de recuperar. Entao mexi em mil coisas, baixei um programa e fiz backup dos 3975 emails que ela ja recebeu na vida e, duas horas depois, vi que se eu soubesse o significado da palavra "basculer" (agora eu sei), teria achado os emails em cinco minutos. Mas a parte boa de tudo isso é que agora ela acha que sou a genia da informatica.
Hoje a noite vou em algum evento de musica que nao sei direito o que é, mas parece ser legal e tem varias pessoas da escola indo. Tambem vou parar de enrolar a mim mesma e ajeitar um curriculo para começar a procurar emprego de verdade.
Bises e à Bientôt!
p.s.: pessoas ai do Brasil me perguntam direto como é o carnaval aqui. Na verdade ele não existe... Tem uma tal de mardi gras, que é na terça de carnaval e as pessoas usam fantasias, mas nao sei direito como é. Mas o fato é que aqui so lembram que existe no mundo algo chamado carnaval quando ouvem a palavra "Brasil"...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário